5 Ajudas naturais para o Fígado

O fígado é uma complexa fábrica orgânica, com centenas de funções, entre as mais importantes, remover toxinas do sangue e processar alimentos vindos dos intestinos.

O Fígado é o primeiro a sofrer as consequências da nossa Gula

O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores, até o ponto delas poderem ser absorvidas pela mucosa dos intestinos e depois lançadas na circulação sanguínea.

Toda a circulação sanguínea do trato digestivo drena em direção à veia porta, de forma que nenhum nutriente ou substância ingerida consiga chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado.

Este processo é de suma importância, pois é o fígado quem controla quanto, qual, em que forma cada substância originada da alimentação passará para o resto do corpo.

É também por isso, o primeiro a queixar-se e a pedir ajuda, para lidar com os nossos excessos :

Sintomas de que o nosso figado não conseguiu processar os nossos excessos à mesma velocidade com que os ingerimos:

  • Falta de energia
  • Nauseas
  • Dores de cabeça
  • Mal-estar generalizado
  • Diarreia
  • Ressaca se os excessos incluiram alcool (aos anteriores acresce boca seca e com sabor amargo, sede, intolerância à luz, falta de clareza mental…)

5 Ajudas Naturais para o Fígado

1 – Cardo mariano / Slimarina

2 – Vitamina C

3 – Gel puro de Aloé vera

4 – Curcuma

5 – Probióticos e Prébioticos

Propriedades e considerações gerais (simplificadas)

Estas ajudas, podem/devem ser ingeridas antes e/ou durante e/ou após os excessos e também como desintoxicações esporádicas.

1 – Cardo mariano (Slimarina)

É uma planta espontanea semelhante à alcachofra, ambos da familia das compostas.
Os seus frutos secos (cabeças), contêm um complexo flavonoide designado – Silimarina -o qual é responsável pelos beneficios terapeuticos atribuídos às plantas, como por exemplo:

  • Ajudar na digestão das gorduras, dificultando a entrada desta substancias nas células hépáticas.
  • Estimular a secreção da bilis sendo por isso muito recomendado em casos de digestões lentas e pedras na visicula.
  • Aliviar alguns tipos de dor de cabeça (cefaleas e enxaquecas) de origem hepática (aquelas que só surgem quando se comem alimentos pesados e/ou em excesso e quando há mal-estar).
  • Estimula a sintese de proteínas nas células hepaticas e a sua regeneração e normal funcionamento.

2 – Vitamina C

A desintoxicação hepática acontece em 2 fases.

Na fase I, acontece um consjunto de reacções bioquimica em série/cascata, em que intervêm um grupo de enzimas designado Citocromo P450, Este é composto por 50 – 100 enzimas, cuja actividade pode variar significativamente, dependendo da genática, do nivel de exposição aos toxicos, e do estado nutricional. A Vitamina C tem que estar presente em todas as reacções desta cadeia de reacções quimicas de disintoxicação.

Na fase II da desintoxocação, acontece a conjugação (de um composto protector, produzido pelo figado, com uma toxina que será eliminada). A Glutationa é um dos principais compostos protectores … Vital para a desintoxicação e protecção do figado. Ora a Vitamina C, contrbui em larda escala para aumentar e manter os niveis de Glutationa.

3 – Gel puro de Aloé vera

Como foi sucintamente descrito relativamente à importância da vitamina C, o processo de desintoxicação do figado é complexo e exige a cada passo, outras vitaminas, minerais e amino-ácidos e ácidos gordos, Se um ou vádios destes nutrientes, não estiverem presentes (na nossa alimentação) na quantidade e proporção adequadas, esses processos Não se realizam… e assim temos o mau funcionamento dos orgãos e o nosso mal-estar.

O Gel puro deAloé vera (de qualidade e com a sua melhor composição), tem mais de 150 ingredientes naturais; vitaminas, minerais e amino-ácidos … garantino so por si o fornecimento de grande parte dos nutrientes necessários nas quantidades necessárias.
A toma de 30 ml de gel puro de Aloé vera, após um dia de excessos (em jejum), tem efeito imediato (quase milagroso) para o nosso bem estar.

4 – Curcuma (curcumina e outros)

A curcuma Curcuma longa L, pertence à mesma familia do gengibre, apresentando rizomas semelhantes mas de cor amarelo intenso. Muito usado na culinário onde é conhecido como acafrão. Não ultrapassar 1 g/dia (dose adulto). Não sujeitar a cozedura.

  • Poderoso antioxidante
  • Poderoso anti-inflamatório
  • Poderoso Colagogo (estimula a produção de bilis).
  • Previne a formação de calculos biliares
  • Estimula a manurenção de um adequado fluido biliar
  • Favorece o bom funcionamento do figado
  • Favorece a eliminação de toxinas
  • Contribui para a produção da Glutationa

5 – Probióticos e Prébioticos

Probiótico é a designação genérica a um conjunto de microorganismos, também conhecida como flora intestinal benéfica, que deveriam estar presentes no nosso intestino, garantindo a saúde do mesmo … da qual depende a nossa saúde fisica e mental.

Com os excessos e erros alimentares, essa flora intestinal benéfica dá lugar a uma flora de putrefacção que contribui para a produção e absorção de toxinas que Não deveriam ser absorvidas (intestino porosos).

A toma de cápsulas contendo milhões de mocroorganismos benéficos (com protecção contra os ácidos gástricos) – Probióticos – tem como objectivo repovoar o intestino com a flora benéfica.. que se alimenta basicamente de fibra alimentar presente em boas doses nas sementes integrais e vegetais em geral, mas muito ausentes na dieta diária… menos ainda em tempos de festas e excessos. Daí a necessidade de tomar suplementos com fibra… os Prébióticos.

Por outro lado, as fibras alimentares (prebioticos), além de servir de alimento aos probióticos, têm um papel relevante na desintoxicação porque arrastam para o exterior, as toxinas lançadas no intestino, impedindo que sejam novamente absorvidas, o que seria mais uma sobrecarga para o figado.

Contributo para uma vida mais Saudável, Consciente e Sustentável

Nutriterapia
Engenharia Agrícola
Nutrição Celular Activa e Ortomolecular

Aviso – Este artigo não tem como objectivo substituir aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *